Pintura de Olhos Realistas (textura)
Iaee galera beleza?
Desta vez, mostrarei como você, com um pouco de paciência e
uma tablet (que ninguém é de ferro), poderá produzir sua própria
textura de olhos, aplicável nos seus personagens 3D.
Trata-se de uma textura hiper-realista, mas poderá ser simplificada,
dependendo da intenção e do estilo do seu personagem. Este tutorial
poderá ser aproveitado também por aqueles que trabalham com 2D,
ajudando-os a compreender um pouco das capacidades do bom e velho
Photoshop.
Nível: intermediário
Para essa textura, utilizei a resolução de 1000x1000 pixels.
Tempo aproximado de trabalho até o resultado final: 3 horas.
Passo 1
Desta vez, mostrarei como você, com um pouco de paciência e
uma tablet (que ninguém é de ferro), poderá produzir sua própria
textura de olhos, aplicável nos seus personagens 3D.
Trata-se de uma textura hiper-realista, mas poderá ser simplificada,
dependendo da intenção e do estilo do seu personagem. Este tutorial
poderá ser aproveitado também por aqueles que trabalham com 2D,
ajudando-os a compreender um pouco das capacidades do bom e velho
Photoshop.
Nível: intermediário
Para essa textura, utilizei a resolução de 1000x1000 pixels.
Tempo aproximado de trabalho até o resultado final: 3 horas.
Passo 1
Comece criando um novo arquivo, quadrado (nesse caso, 1000x1000). Pinte o background com algum tom que fuja um pouco do branco, como o cinza claro, por exemplo.
Logo após, crie um novo layer e nele, crie uma máscara circular no centro da imagem, com proporções próximas as da imagem abaixo:
Logo após, crie um novo layer e nele, crie uma máscara circular no centro da imagem, com proporções próximas as da imagem abaixo:
Passo 2
De acordo com a cor preferida para o olho que você irá pintar
(verde, castanho, azul), preencha o círculo com ela. Em seguida,
crie um novo layer e através do mesmo procedimento, pinte a pupila com a cor preta:
(verde, castanho, azul), preencha o círculo com ela. Em seguida,
crie um novo layer e através do mesmo procedimento, pinte a pupila com a cor preta:
Passo 3
Utilizando a ferramenta "dedinho" (smudge), produza alguns
borrões como indicado na figura abaixo, sempre do centro para fora:
borrões como indicado na figura abaixo, sempre do centro para fora:
Passo 4
Crie um novo layer, uma nova seleção circular e pinte-a de branco, conforme a imagem abaixo:
Passo 5
Em seguida, utilize o filtro noise (Filter > Noise > Add Noise...) e utilize o setup mostrado abaixo:
Passo 6
Agora, aplicaremos outro filtro: Filter > Blur > Radial Blur...
Utilize as opções "zoom" e "best" e coloque um valor bem alto no
"Amount" (100 ou próximo a 100). O resultado será este:
Utilize as opções "zoom" e "best" e coloque um valor bem alto no
"Amount" (100 ou próximo a 100). O resultado será este:
Passo 7
Utilize alguma opção de mesclagem de layers, como
Overlay, Pin Light, Screen, ou o que você preferir. Logo após, utilize
neste layer o Filtro "Liquify...". Através dele, crie pequenas ondulações
para que sua imagem se pareça com a mostrada abaixo:
Overlay, Pin Light, Screen, ou o que você preferir. Logo após, utilize
neste layer o Filtro "Liquify...". Através dele, crie pequenas ondulações
para que sua imagem se pareça com a mostrada abaixo:
Passo 8
Duplique o layer da pupila e altere sua cor utilizando os menu
"Image > Adjustments > Hue/Saturation..." ou simplesmente "Ctrl+U".
Altere os parâmetros como na imagem abaixo:
"Image > Adjustments > Hue/Saturation..." ou simplesmente "Ctrl+U".
Altere os parâmetros como na imagem abaixo:
Passo 9
Em cima desse layer, utilize sua habilidade para criar
mais ondulações, desta vez, pintadas com um brush não muito largo.
Tente conseguir um resultado próximo ao mostrado abaixo:
mais ondulações, desta vez, pintadas com um brush não muito largo.
Tente conseguir um resultado próximo ao mostrado abaixo:
Passo 10
Multiplique esse layer aos demais com alguma opção de mesclagem
de layers (overlay, por exemplo), até obter um resultado próximo a este:
de layers (overlay, por exemplo), até obter um resultado próximo a este:
Passo 11
Se você desejar fazer uma prévia de como ficará esse olho
renderizado, simule o reflexo de alguma janela como indicado abaixo:
renderizado, simule o reflexo de alguma janela como indicado abaixo:
Passo 12
Duplique o layer que você acabou de pintar e altere sua cor
(Ctrl+U novamente) para uma de tom mais alaranjado ou marrom.
Escolha uma opção de mesclagem de layer que melhor produza um
resultado como o abaixo. Rotacione e redimencione esse layer e, se
necessário, altere a transparência do layer até conseguir
um resultado satisfatório:
(Ctrl+U novamente) para uma de tom mais alaranjado ou marrom.
Escolha uma opção de mesclagem de layer que melhor produza um
resultado como o abaixo. Rotacione e redimencione esse layer e, se
necessário, altere a transparência do layer até conseguir
um resultado satisfatório:
Passo 13
É hora de suavizar os contornos da íris para quebrar o aspecto
de pintura. Para isso, utilize : Filter > Blur > Gaussian Blur...
Atribua um valor não muito alto para não borrar demais. Neste caso, utilizei "6":
de pintura. Para isso, utilize : Filter > Blur > Gaussian Blur...
Atribua um valor não muito alto para não borrar demais. Neste caso, utilizei "6":
Passo 14
Para escurecer e delimitar melhor o contorno da íris,
utilize o drop shadow com "Distance=0", pouco ou nenhum "Spread"
e o melhor valor que você encontrar no "Size". Mude o "Blend Mode"
para o que produzir o melhor efeito. Dica: você pode utilizar também
o "Outer Glow" para reforçar as sombras, conforme abaixo:
utilize o drop shadow com "Distance=0", pouco ou nenhum "Spread"
e o melhor valor que você encontrar no "Size". Mude o "Blend Mode"
para o que produzir o melhor efeito. Dica: você pode utilizar também
o "Outer Glow" para reforçar as sombras, conforme abaixo:
Passo 15
Selecione os layers em que você pintou as ondas radiais
e aplique um drop shadow neles, para que seus traços ganhem
volume e se pareçam com fibras:
e aplique um drop shadow neles, para que seus traços ganhem
volume e se pareçam com fibras:
Passo 16
Para criar uma aleatoriedade maior, crie um novo layer,
selecione a cor branca para o background e o preto para
foreground e aplique o filtro "Render > Clouds". Esfumace um
pouco suas bordas utilizando o gaussian blur e multiplique-o aos
demais layers usando o modo que mais lhe agradar:
selecione a cor branca para o background e o preto para
foreground e aplique o filtro "Render > Clouds". Esfumace um
pouco suas bordas utilizando o gaussian blur e multiplique-o aos
demais layers usando o modo que mais lhe agradar:
Passo 17
Continue pintando mais detalhes nos layers onde você
trabalhou as ondulações anteriormente. Crie uma seleção circular
e vá no menu "Edit > Stroke...". Escolha um valor alto para
o stroke (12, 14 etc). Aplicando o stroque você obterá
um resultado como este:
trabalhou as ondulações anteriormente. Crie uma seleção circular
e vá no menu "Edit > Stroke...". Escolha um valor alto para
o stroke (12, 14 etc). Aplicando o stroque você obterá
um resultado como este:
Passo 18
Utilize novamente o gaussian blur para esfumaçá-lo também,
conforme a imagem abaixo (use um valor alto, mas não muito):
conforme a imagem abaixo (use um valor alto, mas não muito):
Passo 19
Redimencione esse layer para que ele ocupe o centro da
íris, adicionando assim uma certa profundidade naquela região central:
íris, adicionando assim uma certa profundidade naquela região central:
Passo 20
Começaremos os vasos sangüineos criando um novo layer,
escolhendo uma cor avermelhada mas com um pouquinho de laranja,
para quebrar o "vermelho vivo". Escolha um brush bem pequeno e
comece pintando no sentido centro-bordas e bordas-centro:
escolhendo uma cor avermelhada mas com um pouquinho de laranja,
para quebrar o "vermelho vivo". Escolha um brush bem pequeno e
comece pintando no sentido centro-bordas e bordas-centro:
Passo 21
Crie um novo layer e adicione mais vasos, maiores e menores:
Passo 22
Crie outro layer e adicione uma borda avermelhada como indicado abaixo:
Passo 23
Crie outro layer onde você adicionará alguns pequenos acúmulos
de vasos sangüineos, criando assim algumas manchas na região situada
entre a íris e a região branca do olho:
de vasos sangüineos, criando assim algumas manchas na região situada
entre a íris e a região branca do olho:
Passo 24
Aqui a versão "final" (não se preocupe que as partes mais
avermelhadas praticamente irão sumir no olho do seu personagem:
avermelhadas praticamente irão sumir no olho do seu personagem:
Passo 25
E aqui um close para que você perceba o detalhamento:
Bom é só issu espero que gostem!
ate o proximo tuto
ate o proximo tuto
1 comentários:
Oi, Não tem como fazer uma vídeo-aula desse conteúdo?
Agradecendo desde já!!!
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